Primeiro dia de aula em Santa Catarina


O primeiro dia de aula agente nunca esquece ainda mais se ele serviu para acabar com seu alto estima de “novato” na cidade.
Era a primeira vez que me mudava de estado com isso cria-se muitas espectativas, pensava eu que agora estando em outro lugar, com pessoas que nunca me conheceram, as coisas seriam diferente, eu poderia mudar de personalidade, conseguiria novos amigos e aumentaria meu círculo social.
Isso não passa da mera “ilusão do viajante” e como saberão no final desse ridículo texto tudo que eu pensava que iria ser diferente, ficou é pior.
Um dia antes de ir para escola acontece comigo o que NUNCA aconteceu no estado de SP, fomos surpreendentemente furtados, isso eu jamais poderia imaginar, viemos aqui por causa da paz, do descanso, com medo da violência das grandes cidades, dos seqüestro. Isso que eu chamo de recepção calorosa. Para resumir aconteceu assim: Voltando da igreja as lâmpadas da casa estavam acesas, minha cachorrinha assustada, uma porta quebrada ao meio e muita bagunça.
Chamamos a polícia, o que não ajudou em MERDA nenhuma. As nossas coisas estavam jogados no terreno do fundo, cheio de mato, aparentemente quando chegamos eles ainda deveriam estar na casa e após correram (não quiseram ficar para o café), o tal policial com uma lanterninha do “1,99”, procurava nossas coisas, e lá estava minha mochila de aula com meus cadernos, canetas etc, puxa vida, ele queria estudar!!! No fim não conseguiriam furtar muita coisa. Era um sinal de que o azar ainda me perseguia para onde eu fosse e agora com mais intensidade ainda. Era o azar atravessando fronteiras.
Chegou o dia, era primeira vez que iria estudar no período vespertino, mas não estava nenhum sol não, estava é nublado e tinha chovido de manhã. Coloquei meu uniforme limpinho e cheiroso que minha mãe tinha preparado, almocei, arrumei minhas coisas, tinha limpado a mochila de manhã já que um pecador jogou ela no mato ontem, e saí.
Estava feliz sim, meu sorriso no rosto era claro para todos, até meio-bobo, comecei a caminhada rumo a uma nova vida, eu era uma nova pessoa, abandonei meu antigo eu. Aquele sorriso idiota saiu da cara rapidamente. Falei que tinha chovido certo? Chuva faz poças de agua em buracos na estrada certo? Agora junta isso eu caminhoneiro idiota o que sai?
Só deu tempo de olhar para o lado e ver aquele vulto imenso, numa velocidade absurda passar ao meu lado. Splash!!! A vontade de soltar um palavrão era tão grande que a única coisa que saiu foi: Que MERDA! Pensa na camiseta limpinha se transformar num tapete de porta de igreja. E agora o que fazer?
A única coisa que poderia fazer era ir para casa. Cheguei em casa levei um xingo da minha mãe dizendo que não tomei cuidado. No lugar da antiga camiseta limpinha tive que voltar para a escola com o uniforme com meu irmão que estudava de manhã, e o pior ele havia tido Ed. Física.
É certamente não era o meu melhor dia!
Até que enfim cheguei na escola, atrasado, não sabia onde era minha sala, perguntei educadamente para diretora que me indicou o caminho: – Sua sala fica ali virando a esquerda.
Me aprontei em correr para lá, entrei na sala a professora já tinha começado a falar sobre a matéria e seus métodos de ensino, a disciplina era Ciências, dei uma olhada para todos e sentei numa carteira vazia, pensava eu: – Agora ficarei quietinho aqui, nada mais pode dar de errado! Acabando a primeira aula um conhecido meu que estava na sala me faz uma pergunta bem intrigante: – Natã, você não está na 7 Série? E eu sem entender respondi pensando que era algum tipo de brincadeira: – Claro! Oras! Mas daí veio a resposta que eu nunca, nunca pensei que ouviria, algo que faria os alunos caírem numa gargalhada universal e eu me sentir o mais idiota de todos os alunos: – Mas aqui é a 6 Série!!! Sabe o que é você não saber o que fazer, se sentir impotente diante de tal resposta, apenas baixei a cabeça peguei meu material, enquanto aquelas risadas demoníacas ecoavam pela sala. Não tinha como piorar não tinha!!!
A sala correta era a sala ao lado da que eu estava, então rapidamente fui para lá, já era na segunda aula, o professor de matemática não gostou nenhum um pouco do meu atraso, mas também não disse para ele que tinha errado de sala, imagine a gozação da galera.
Agora sim, na sala certa, sentei e fiquei assistindo a aula, mas aquele não era o meu dia! – Me empresta o seu “penal”.
Ouvindo aquela frase estranha, sem entender que tipo de brincadeira de mal gosto era. – Esses catarinas estão tirando com minha cara!!!”
Só me lembro que quase arranjei uma confusão, até saber que a “penal” era estojo, mas que porcaria é essa quem daria o nome de Penal a um estojo, ainda mais em meios escolares onde os trocadilhos são freqüentes, pedir o meu penal, certamente pensei que era alguma sacanagem daqueles garotos.
Não pensava em outra coisa que não fosse ir para casa logo, quase arranjei uma briga por causa de um estojo, estava com um uniforme meio fedorento, era piada na 6 série, não era assim que eu havia planejado, não era!!!
O tempo não passava! Era incrível como o relógio demorava, um minuto era quase uma hora!
Até que o sinal toca, agora sim nada mais de errado acontecerá comigo, aquele felicidade quase explosiva, peguei minhas coisas e fui o primeiro a sair. Me sentia num filme da idade-média gritando: LIBERDADE!!!

Esse azar não vai mais me atingir. Estava andando alegremente para casa, observando as casas, as árvores, aquele momento mágico. Eita! Mas espera aí. Onde estou?
Merda!!! Estou perdido! Eu não conhecia porcaria nenhuma nessa cidade. Nada!
Estava com vontade de abrir um buraco e me enterrar. Fazer uma fogueira com meus cadernos e viver como um Hippie fedorento.
Entretanto ainda existia um pontinho de racionalidade em mim, sabia que aquilo devia ser alguma prova maléfica de outro mundo para eu enlouquecer!
A minha idéia foi voltar até a escola, pelo mesmo caminho, e daí achar o caminho para casa, então toda aquela corrida para sair primeiro não serviu de nada.
Voltei perto da escola e achei. Deveria ter virado na primeira para direita, o que eu com minha euforia não fiz.
Quando cheguei em casa me senti um naufrago quando encontra um navio. Todo o pesadelo tinha terminado!
Hoje eu fico pensando: Ah! Com certeza alguém já teve um dia de aula muito pior que o meu! Ainda mais nesse mundo enorme!
Moro a 7 anos em Santa Catarina, apesar desses acontecimentos, ainda gosto muito deste lugar. Quando nasce com azar, morre com ele.
Toda essa “ilusão de viajante”, de novato de outra cidade, pensando que o mundo iria mudar, aconteceu porque eu esqueci de um coisa que muitas outras pessoas esquecem também: Podemos mudar de cidade, de estado, de país, mas ainda continuamos ser nós mesmos. O mundo só muda se nós mudarmos. É tão simples que agente esquece!

6 pensamentos sobre “Primeiro dia de aula em Santa Catarina

  1. Legal a sua história, “azarado” Jpunker! São esses momentos que fazem a gente lembrar de cada coisa que já passamos.. Pelo menos agora você já sabe o que é um penal 😛

  2. RAPAZ, REALMENTE VC ESTAVA COM UMA URUCUBACA DAQUELAS.MAS ISSO AS VEZES ACONTECE. NÃO CONCORDO QUANDO VC DIZ QUE QUEM NASCE COM AZAR, MORRE COM ELE.NÃO É VERDADE. É QUE VC Ñ CONHECE O DEUS QUE EU CREIO E SIRVO. ESSE DEUS NÃO NOS COLOCOU NO MUNNDO PARA SOFRERMOS OU PASSARMOS POR MICOS SEMELHANTES.ESSE DEUS QUER NOS ABENÇOAR E SE VC DEIXAR ELE MUDARÁ A SUA VIDA ASSIM COMO MUDOU A MINHA E A DE DIVERSOS FAMILIARES E AMIGOS MEUS.
    ENTREGUE SUA VIDA AO SENHOR, CONFIE NELE E TUDO O MAIS ELE FARÁ.

  3. humm… interessante saber que existe outros retardados alem de mim 😛

    cara lendo seu texto lembrei da minha história, teria que editar pouca coisa para se tornar igual. só que no meu caso consegui deixar as coisas ainda pior.

    “muitas outras pessoas esquecem também: Podemos mudar de cidade, de estado, de país, mas ainda continuamos ser nós mesmos. O mundo só muda se nós mudarmos”
    isso concerteza é real, as pessoas a volta não vão mudar, se a pessoa não consegue mudar resta conviver com isso, o foda é pensar que ainda se tem bastante anos de vida pela frente.

    bacana teu blog! parabéns pelas postagens.

  4. Com certeza cara, mera ilusão, enquanto nós não mudarmos, não importa o lugar q vamos, as coisas estarão do mesmo jeito, é fato, mas é muito difícil mudar hábitos q temos a tanto tempo!

    ps: a 7° série foi horrivel para mim também, o primeiro dia foi tranquilo, mas também, o restante foi um inferno, eu até q tive culpa em parte, mas os folgados da sala também ajudaram.

    Parabéns pelo blog, vcs fazem um trabalho legal aqui!!!

Deixe uma resposta

